segunda-feira, 1 de junho de 2009

Só a LUTA muda!!!

“Ou os estudantes se identificam com o destino do seu povo, com ele sofrendo a mesma luta, ou se dissociam do seu povo, e nesse caso, serão aliados daqueles que exploram o povo”
Florestan Fernandes
Olá companheiras (os)!!!
Beleza?
Espero que este as/os encontrem animadas (os) nas lutas, nos trabalhos e estudos!!!
Companheirada, há dez dias as/os estudantes de Ciências Biológicas, Letras, Pedagogia e Engenharia Agronômica paralisaram as suas atividades discentes no Departamento de Ciências Humanas – Campus IX – Barreiras. O motivo é conhecido de todos nós: o gritante sucateamento das Universidades Públicas e a falta de investimento do Governo do Estado da Bahia no Ensino Superior. Por isso, as/os estudantes de Ciências Biológicas, Letras, Pedagogia e Engenharia Agronômica ao paralisarem as atividades discentes saem uma vez mais em defesa da UNEB para que a mesma possa continuar sua missão e oferecendo com muita presteza uma formação profissional qualificada referenciada nas lutas sociais. Sobretudo, e imprescindivelmente, uma formação humana, política, social e cultural. Em tempo convocamos a todas (os) a saírem em seus respectivos departamentos/campus em defesa da UNEB. O problema da UNEB é de todas (os) nós! Sobretudo do Governo do Estado que se diz ser de todos nós.

O DCH - Campus IX – Barreiras, da Universidade do Estado da Bahia atende a toda região oeste, cidades dos estados do Piauí, Goiás e demais estados do Brasil, sendo por mais de vinte anos a única instituição de Ensino Superior Pública a prestar uma importante contribuição para o desenvolvimento dessa região nas mais diversas áreas. Há 25 anos a UNEB iniciou sua missão inaugural de democratizar o acesso ao Ensino Superior através de sua interiorização, contribuindo direta e efetivamente no desenvolvimento deste estado. Todavia, essa interiorização e/ou expansão não ocorreu de forma responsável, planejada e adequada, muitas vezes foi feita de forma eleitoreira ou em cima de palanques para atender interesses sólidos de grupos políticos. Dessa forma muitos cursos foram criados sem o aumento do número de docentes, sem o aumento do orçamento real da UNEB e sem a adequação de suas instalações estruturais-físicas.

O DCH - Campus IX – Barreiras, vem ao longo de sua história sobrevivendo com dificuldades, orçamento inadequado, instalações físicas insuficientes à demanda do Ensino superior em suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, tendo como conseqüência a precarização do trabalho docente e técnico administrativo. Hoje com seis cursos: Ciências Biológicas, Bacharelado em Ciências Contábeis, Engenharia Agronômica, Licenciatura em Letras e Licenciatura em Pedagogia vivem uma situação desesperadora a ponto de o curso d e Biologia sobreviver com apenas um professor efetivo e os demais cursos também sofrem desta carência acarretando o excesso de disciplina por professor violando o que estabelece o Estatuto do Magistério Superior, restringindo a atuação deste profissional ao ensino, impedindo-o de desenvolver a pesquisa e a extensão.
Essa realidade não é uma especificidade somente do DCH - Campus IX – Barreiras, infelizmente. A UNEB, presente em 24 municípios espalhados pelo estado, está sofrendo. A intensificação dos ataques à UNEB é consolidada pela ofensiva do setor privado com sustentação do governo, e manifesta através das propostas de Reestruturação da UNEB sem aumento real e justo dos seus recursos; das propostas inconstitucional de curso de Pós-graduações pagas dentro de um espaço que deve ser genuinamente público e gratuito; da instalação das sanguessungas e parasitárias Fundações com o pretexto de captar recursos para a Universidade, quando na verdade ela capta o famigerado recurso da Universidade; a não realização de concurso público para técnicos e especialmente para professores efetivos; o calendário acadêmico estapafúrdio, esquizofrênico e fragmentado de menos de cem (100) dias por semestre; e a não revogação de uma simples Lei a 7176/97 que lhe devolveria autonomia universitária, gerencial e política; desatualização e insuficiência do acervo bibliográfico; problemas de estrutura física (como iluminação e segurança); falta de salas de aula; e ausência de um auditório.

Diante deste quadro não há como não reconhecer que a Educação Pública, bem como a universidade pública, vem passando por um momento de crise. É importante destacarmos que esse momento de crise, não é um momento inerente a Universidade pelo fato dela ser pública, como é veiculado e divulgado pelo governo, pela mídia burguesa e pelos agiotas internacional: FMI, Banco Mundial, etc,... A Educação e a Universidade Pública, e aqui infelizmente se encontra a UNEB, vivem um momento de crise imposta pela omissão, negligência, indiferença e abandono dos sucessivos governos e aprofundados pelo atual governo.

As/os estudantes, maioria em qualquer instituição de ensino e protagonistas na história de luta em defesa da educação pública, uma vez mais saem em defesa e luta da UNEB, respondendo ao ataque vil e torpe desferido a UNEB por aquelas (es) que deveriam defendê-la, mas preferem virar às costas a ela. Muitas (os) dessas (es) em um passado não muito longínquo utilizou-se de algumas organizações e entidades dentro da universidade e do espaço da mesma para difundir suas falsas idéias e propostas em defesa dela, usando os problemas da Universidade para se beneficiar e fazer dos mesmos um trampolim e/ou meio de autopromoção.

Inspiradas (os), estimuladas (os) e fortalecidas (os) pelas vitoriosas mobilizações estudantis em todo o Brasil com as inúmeras ocupações das reitorias, nós comunidade acadêmica da UNEB saímos em defesa da Universidade que apesar de toda a precariedade, deficiência, e através do esforço heróico das (os) suas/seus estudantes e docentes que são poucos vale ressaltar, vem conseguindo dar respostas às demandas da sociedade.

Por isso convocamos/convidamos/sugerimos as/aos valorosas (os) e combativas (os) companheiras de lutas estudantis e a todas (os) unebianas (os) para saírem em seu campus/departamento em defesa desta augusta Instituição de Ensino Superior – UNEB. Fazer parte da UNEB significa compartilhar com ela de suas vitórias, crescimento, desenvolvimento e sofrimento. Para nós estudantes, fazer parte de uma universidade pública vai além do simples estar na sala de aula, é preciso envolver-se politicamente com todas as questões que a academia nos proporciona, agindo de forma crítica e decisiva em busca da consolidação de uma sociedade humana e fraterna.

BANDEIRAS DE LUTA:


* Concurso público imediato para professores efetivos e funcionários;
* Revogação imediata da Lei 7176/97
* Aumento real e justo do recurso das verbas para as UEBA’s, especialmente para a UNEB com 24 campus e 29 departamentos;
* Respeito aos direitos dos professores previstos no Estatuo do Magistério superior;
* Construção de salas de aula;
* Construção de Residência Universitária próprias;
* Construção de Restaurante Universitário;

Nada mais havendo a tratar despeço-me com um abraço todo cordial!!!
Saudações estudantis, libertárias, internacionalistas, revolucionárias e socialistas,
CLAUDIO ROBERTO DE JESUS
Diretório Acadêmico de Pedagogia - DAPed
Militante do Movimento Estudantil Unificado de Barreiras - MEU


“... Que todo jovem militante seja essencialmente humano, que seja tão humano que se aproxime daquilo que há de melhor no homem por meio do trabalho, do estudo, do exercício de solidariedade contínua com o povo e com todos os povos do mundo, que desenvolva ao máximo a sensibilidade a ponto de se sentir angustiado quando um homem é assassinado em qualquer recanto do mundo, ou entusiasmado quando uma nova bandeira de liberdade se levanta em qualquer recanto do mundo, o que todo jovem militante capaz de fazer a revolução precisa é de estudo, trabalho e fuzil...”
(Che Guevara)
www.meubarreiras.blogspot.com

www.tuustotusmaria.blogspot.com (Visitem e divulguem. Embora ainda esteja em fase de construção)

flakoester@gmail.com

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