Seja bem vinda Universidade Federal do Oeste!
Hoje será anunciada oficialmente a criação da Universidade Federal do Oeste com a transformação do campus da UFBA na UFOB. A Bahia ganhará, nesta terça-feira (16), mais duas Universidades Federais e nove Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFETs). A presidente Dilma Rousseff anunciará numa cerimônia a expansão da rede federal de educação superior e profissional e tecnológica. Essa notícia pegou a todas (os) de surpresa e encheu de alegria e esperança a muitas (os). Seja bem vinda UFOB!!!
Recordo que em 2008 participando 28º Encontro Nacional das/dos Estudantes de Pedagogia – ENEPE em Vitória (ES) conversando com outras (os) participantes do referido encontro essa se mostrava admiradas pelo fato de termos duas Universidades públicas aqui em Barreiras e eles tinham apenas uma. Por isso não podemos abrir mão da nossa Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Departamento de Ciências Humanas DCH/Campus IX. Como dizem no Direito, trata-se de um “direito adquirido” e ninguém pode nos retirar esse direito sob pretexto nenhum. Quem sabe podemos agora reivindicar que o nosso Campus IX seja transformado na Universidade Estadual!
Precisamos de mais Universidades, escolas... Nunca é demais construirmos mais escolas, universidades..., Não é gasto, despesa... que deve ser cortada como dizem os cínicos da política com alegação da Responsabilidade Fiscal. Escola não se fecha! Escolas se abre mais e mais! É investimento! Há demanda! Basta olharmos a imensa esmagadora maioria que fica de fora da Universidade no processo “meritocrático e excludente” que é o vestibular.
Todavia, apesar de toda euforia pela criação da UFOB, não podemos nos silenciar diante da contradição da presidente e do seu governo. Tem alguma coisa de estranho e incompreensível nessa criação, que de fato é irresponsável, eleitoreira e em cima de palanque. É a mesma expansão irresponsável, eleitoreira e em cima de palanque da qual a nossa UNEB hoje é vítima com seus 24 campi e 29 Departamentos. Pois, se expandiu a Universidade sem aumentar realmente os seus recursos, sem aumentar o quadro docente, técnico...
Ora, a primeira coisa que a presidente fez ao tomar posse foi cortar 50 bilhões de reais de “gastos” do governo. Destes algo em torno de 3 bilhões da educação. Tem algo estranho ou não nessa criação. Ainda, os Institutos Federais, inclusive os campi novos estão em greves reivindicado justamente mais recursos, mais professores, melhores condições de funcionamento... No Plano nacional da Educação – PNE do governo pretendem destinar 7% do PIB para educação todas (os) as/os professoras (es) estudantes, entidades defendem 10% do PIB. O problema maior é que o governo que 7% do PIB, mas não cumpre nem o 7% a que se propõe. Se pelo menos cumprisse os 7%, a história seria bem outra! Mais outro agravante, o governo não demonstra sensibilidade com as históricas e justas reivindicações, quando libera a contratação de professoras (es) sem concurso público e sem a devida titulação. Fato histórico nas federais. Nunca visto antes na história deste país!
Estou citando esses problemas que a UNEB com 30 anos de existência passa e que a UFBA com pouco menos de 10 anos aqui em Barreiras já enfrenta. Ou seja, o processo de sucateamento nas federais está bem mais acelerado. Na UNEB começamos a vivenciar para valer essa situação há pouco menos de 5 anos.
Fiquemos atentas (os) a essa situação. Pois, na UNEB, por exemplo, existem cursos que foram criados apenas para eleger certas figuras política deputada (o). E agora com a UFOB qual o verdadeiro interesse? Qual a motivação dessa contraditória criação?
Para que dois campi numa distância de menos de 100KM? Enquanto em Santa Maria da Vitória não tem nenhuma Universidade Pública.
Já disse certa vez a nossa Prefeita Municipal Jusmari Oliveira e a nossa Deputada Estadual Kelly Magalhães que sou plenamente favorável a criação da UFOB. Ainda, que se possível que se criasse até uma municipal. Pois como já disse acima: Precisamos de mais Universidades, escolas... Nunca é demais construirmos mais escolas, universidades..., Não é gasto, despesa... que deve ser cortada como dizem os cínicos da política com alegação da Responsabilidade Fiscal. Escola não se fecha! Escolas se abre mais e mais! É investimento! Há demanda! Basta olharmos a imensa esmagadora maioria que fica de fora da Universidade no processo “meritocrático e excludente” que é o vestibular.
Sou contra a criação irresponsável, eleitoreira e em cima de palanques que cria as Universidades sem um orçamento que atenda as demandas reais da mesma, sem professoras (es) efetivas (os), técnicos...Sou contra a criação de uma Universidade elitista, aonde o filho da pobreza não pode entrar nela, ou se entra não pode permanecer na mesma. Para isso precisaremos “combater a riqueza e não a pobreza!” Sou contra que se ludibrie as/os nossas jovens!!!
Desde já precisaremos ficar atentas (os) ao que se pretendem fazer com essa criação! Estarmos na linha de frente organizando a luta para enfrentar os eventuais ataques vil e torpe que serão desferidos contra a Educação Pública Superior.
Claudio Roberto de Jesus
Partido Socialismo e Liberdade - PSOL
Nenhum comentário:
Postar um comentário