domingo, 20 de junho de 2010

FIM DA GREVE DA UNEB!!!

Estudantada da Universidade do Estado da Bahia,

Depois da reitoria e das/dos diretoras (es) organizarem o batalhão ante greve e do circo armado pelo Governo do Estado a greve chegou ao fim!!!
Diante de tudo isso há quem comemore o fato de as Universidades Estaduais Baianas em especial a UNEB continuarem sendo precarizadas e sucateadas!!!
Há quem se contente com a ainda atual promessa do reitor reeleito - com o voto e a campanha do atual diretor e das/dos professoras Gianete, Maria Anália, Samuel, dentre outras (os) - de realização do concurso para sete professores.
A deflagração da greve foi suficiente para o nosso diretor reeleito ir à TV dizer que o governador está sensível às necessidades das UEBA's, que não havia necessidade de fazer greve. Como se estivesse dizendo que as/os professoras (es) que extrapolam sua carga horária, para que o Departamento de Ciências Humanas - Campus IX (Barreiras-Bahia) que ele se propõe a administrar, tenha as mínimas condições de funcionar com o ensino e que nós não fiquemos mais tempo ainda atrasado na formação, entraram em greve sem necessidade, por achar greve bonito, por não quererem trabalhar,...
Ainda, disse que a greve era docente e que as/os demais funcionárias (os) estariam trabalhando normalmente. Vale lembrar que essas/esses funcionárias (os) são as/os mesmas (os) que votaram fechado com o reitor e em sua grande maioria votaram no atual diretor. No período da greve docente todas (os) elas/eles estavam trabalhando?
Se você ou quem quer que seja entrar com um processo administrativo contra qualquer um delas (es) vocês acham que vai acontecer o que com as/os funcionarias (os) que votaram fechado no reitor e no atual diretor?
O atual diretor e reitor dão mais uma mostra do seu perfil político e modelo de gestão. "Gestores/administradores" auxiliares reciprocamente e ambos auxiliares do governador Wagner que empurra as UEBA's especialmente a UNEB para o brejo. Ambos se portam como administradores ou ajudantes da administrabilidade ou popularidade do governador. Foi para isso que eles foram eleitos?
Todas (os) as/os candidatas (os) a diretores que concorreram à reeleição foram reeleitas (os) com o mesmo discurso que ouvimos aqui em Barreiras - de avanços, de melhorias, de progressos,... - e com os diretores com o mesmo perfil e modelo de gestão. Gestores/administradores auxiliares/ajudantes/capachos, capatazes de um governo que quer é por fim a Educação Pública Superior.
Para quem acha que não há necessidade de greve e comemora o fim da mesma eis alguns questionamentos, fatos e declarações:
Para quem serão as sete vagas do concurso público prometido pelo atual reitor reeleito - com o voto e a campanha do atual diretor e das/dos professoras Gianete, Maria Anália, Samuel, dentre outras (os) - : Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Engenharia Agronômica, Letras, Matemática ou Pedagogia? Essas vagas resolvem o problema de um desses cursos?
Um governo que consegue a proeza de não revogar uma simples Lei a 7176, devolvendo assim a autonomia a Universidade;Que não realiza concurso público para professores e técnicos; Que paga os piores salários do Brasil para os professores; É um governo/governador sensível!!!
Frase de Jacques Wagner para Lourisvaldo Valentim e Joaquim Neto (para outros diretores também) que comprovam a sua sensibilidade: "O seu gestor cria o problema e depois o pepino é meu!"
Na UNEB- CAMPUS IX (Barreiras-Bahia) há um SUBSTITUTO DANDO AULA NA UNEB SEM TER FEITO SELEÇÃO PARA SER PROFESSOR, no curso de Ciências Contábéis, segundo informações oficiosas!
CONTINUA TUDO COMO DANTES NO CÉU DE ABRANTES!
Abaixo o documento da ADUNEB recusando o "termo de enrolação" do governo. As outras AD's Associação dos Docentes das outras três Universidades Estaduais assinaram. Elas não enfrentam o mesmo problema que nós enfrentamos pelo menos na mesma dimensão não! Não podemos compactuar com isto.

Apesar de tudo isso que vivenciamos, presenciamos e foi relatado acima, a assembléia manobrada pelo reitor e pelos diretores que foram tomar posse na UNEB em Salvador, ambos pressionados pelo Secretário de Educação decidiram suspender a greve. A reitoria e os diretores organizaram o batalhão ante greve.



Nada mais havendo a tratar despeço-me com um abraço todo cordial

Claudio Roberto de Jesus

Diretório Acadêmico de Pedagogia - DAPed (UNEB)
Partido Socialismo e Liberdade - PSOL/Barreiras

"É melhor ter o coração partido do que a alma vendida!!!" (Heloisa Helena Presidente Nacional do Partido Socialismo e Liberdade - PSOL)

"De que vale a/ao mulher/homem ganhar toda riqueza do mundo se ela/ele perde a sual alma, sua vida, seus sonhos, ideais, ideologias, horizontes,...?

Nenhum comentário:

Postar um comentário